Skip to content

Bula Bravecto Transdermal

Logo do Antipulgas Bravecto transdermal para gatos

Veja a seguir a bula do Bravecto Transdermal para Gatos fornecida pela MSD Saúde Animal.

Se preferir, você pode baixar a bula em pdf clicando no botão abaixo.

TRANSDERMAL

SOLUÇÃO DE USO TÓPICO PARA GATOS

USO VETERINÁRIO

FÓRMULA

Cada mL do produto BRAVECTO® TRANSDERMAL contém:

Fluralaner ………………………………………………….. 280 mg

Excipientes q.s.p. ………………………………………….1,0 mL

INDICAÇÕES

Para o tratamento de infestações por pulgas, em gatos, proporcionando 12 semanas de proteção. Esse produto veterinário é um inseticida e acaricida sistêmico com longa duração de ação que promove eficácia imediata e persistente por 12 semanas contra pulgas (Ctenocephalides felis).

As pulgas devem iniciar a alimentação para serem expostas ao princípio ativo. Após exposição ao princípio ativo, as pulgas são eliminados em até 12 horas.

O produto controla eficazmente as populações de pulgas no ambiente, nas áreas às quais o gato tem acesso.

O produto pode ser utilizado como parte de uma estratégia de tratamento para a dermatite alérgica à picada de pulgas.

FARMACODINÂMICA

Fluralaner é um acaricida e inseticida. Fluralaner tem alta eficácia contra carrapatos e pulgas por exposição via alimentar, isto é, ação de forma sistêmica.

Fluralaner é um potente inibidor de partes do sistema nervoso dos artrópodes, agindo antagonicamente sobre os canais iônicos cloreto dependentes (receptor GABA e receptor de glutamato).

Em um estudo molecular em receptores GABA de pulgas e moscas, fluralaner não é afetado pela resistência à dieldrina.

In vitro, fluralaner não é afetado por amostras sabidamente resistentes contra amidinas (carrapatos), organofosforados (carrapatos e ácaro), ciclodienos (carrapato, pulga e mosca), lactonas macrocíclicas (piolho de salmão), fenilpirazois (carrapato, pulga), benzofenilureias (carrapato), piretroides (carrapato e ácaro) e carbamatos (carrapato e ácaro).

Pulgas recém-eclodidas são mortas antes que ovos viáveis sejam produzidos. Um estudo in vitro também demonstrou que fluralaner, mesmo em concentrações muito baixas, impede que as pulgas produzam ovos viáveis.

O ciclo de vida da pulga é quebrado, devido ao rápido início de ação e eficácia duradoura contra as pulgas adultas no animal e a ausência de produção de ovos viáveis.

FARMACOCINÉTICA

Após a administração tópica, fluralaner é prontamente absorvido do local de administração, no pelo, pele e tecidos subjacentes, e distribuído lentamente no sistema vascular, atingindo concentrações plasmáticas máximas (Tmáx) entre os dias 3 e 21.

Fluralaner apresenta uma alta ligação com as proteínas plasmáticas, mas também é bem distribuído nos tecidos. A permanência prolongada, a lenta eliminação do plasma e a falta de extenso metabolismo proporcionam concentrações eficazes de fluralaner pela duração do intervalo entre administrações.

A principal via de eliminação é a excreção nas fezes de fluralaner inalterado. A depuração renal é a menor via de eliminação.

VIA DE ADMINISTRAÇÃO, DOSAGEM E MODO DE USAR

Via de administração: Solução de uso tópico.

Dosagem: BRAVECTO® TRANSDERMAL deve ser administrado de acordo com a tabela a seguir (equivalente a 40-94 mg fluralaner/Kg peso corporal dentro de cada faixa de peso):

Tabela de dosagens Bravecto para Gatos

Para gatos com mais de 12,5 Kg, utilizar uma combinação de duas pipetas que mais se aproxime do peso corporal do animal.

Modo de usar:

Etapa 1: Imediatamente antes do uso, abrir o sachê e remover a pipeta. Segurar a pipeta pela base ou pela parte superior rígida abaixo da tampa, em posição vertical (ponta para cima) para abri-la. Deve-se dar uma volta completa na tampa “gire e use”, no sentido horário ou anti-horário. A tampa vai ficar presa na pipeta; não é possível removê-la. Quando o selo for quebrado, a pipeta estará aberta e pronta para a aplicação.

Infográfico abertura de pipeta

Etapa 2: O gato deve estar em pé ou deitado com as costas na posição horizontal durante a aplicação. Colocar a ponta da pipeta verticalmente contra a região da base do crânio do gato.

Desenho com esquema de aplicação do Bravecto para gatosEtapa 3: Apertar a pipeta suavemente e aplicar todo o conteúdo diretamente na pele do gato. O produto deve ser aplicado em gatos com até 6,25 Kg de peso corporal, em apenas um ponto na região da base do crânio do gato e em gatos com mais de 6,25 Kg de peso corporal, em dois pontos.

Esquema de tratamento:
Para o controle ideal de infestações por pulgas, o produto deve ser administrado em intervalos de 12 semanas.

SEGURANÇA

A segurança foi demonstrada em filhotes com 11-13 semanas de idade e pesando 1,2-1,5 Kg, em overdoses de até 5 vezes a máxima dose recomendada por três tratamentos com intervalos menores (8 semanas) que o recomendado.

A absorção oral do produto na dose máxima recomendada foi bem tolerada em gatos, exceto quanto à salivação autolimitante e tosse ou vômito imediatamente após a administração.

ATENÇÃO

O tratamento reduz o risco de transmissão de doenças causadas por pulgas devido ao rápido início da ação inseticida. Os parasitos precisam iniciar a alimentação no gato para serem expostos ao fluralaner, portanto o risco de transmissão de doenças causadas por pulgas não pode ser excluída em condições desfavoráveis.

PRECAUÇÕES

Precauções especiais para o uso nos animais:

• Deve-se evitar o contato do produto com os olhos do animal;
• Não aplicar diretamente sobre lesões de pele.

Precauções especiais a serem tomadas pela pessoa que administra o produto ao animal:

• Manter o produto na embalagem original até sua utilização, a fim de evitar que crianças tenham acesso direto ao produto;
• Após utilizada a pipeta deve ser descartada imediatamente;
• Restos do produto ou embalagens vazias devem ser descartados de forma adequada, de acordo com as exigências locais;
• Não comer, beber ou fumar enquanto manusear o produto;
• Lavar bem as mãos com água e sabão imediatamente após o uso do produto;
• Não ter contato (pele e olhos), com o produto diretamente ou com o local da aplicação até que o mesmo esteja seco;
• Este produto ou a pele umedecida de um animal recentemente tratado pode ser ligeiramente irritante para a pele e os olhos;
• Em caso de contato com os olhos, lavar imediatamente com bastante água corrente;
• No caso de ingestão acidental, procurar orientação médica imediatamente; esta bula deve ser apresentada ao médico;
• O produto é altamente inflamável. Manter longe do calor, faíscas, chama aberta ou outras fontes de ignição.

CONTRAINDICAÇÕES

• Não utilizar em caso conhecido de hipersensibilidade aos componentes do produto;
• A segurança do produto não foi estabelecida durante a prenhez ou lactação;
• A segurança do produto não foi estabelecida em gatos com menos de 11 semanas de idade e /ou com peso inferior a 1,2 Kg;
• O produto não deve ser administrado em intervalos com menos de 8 semanas já que a segurança para intervalos mais curtos não foi testada.

EFEITOS COLATERAIS

Casos raros (2,2%) de reações cutâneas (eritema e prurido ou alopecia) leves e transitórias no local da aplicação relacionados à administração do produto foram observados nos estudos clínicos. Foram observados logo após a administração do produto apatia, tremores, anorexia em apenas 0,9% dos gatos tratados e vômitos e hipersalivação em somente 0,4% dos gatos tratados.

VENDA E APLICAÇÃO SOB ORIENTAÇÃO DO MÉDICO VETERINÁRIO.

CONSERVAÇÃO

Conservar o produto em sua embalagem original, em local fresco e seco, à temperatura ambiente (entre 15°C e 30°C), ao abrigo da luz solar e fora do alcance de crianças e de animais domésticos.

APRESENTAÇÕES

Cartuchos contendo 1 ou 2 pipetas contendo 0,4 mL equivalentes à 112,5 mg de fluralaner (gatos entre 1,2 – 2,8 Kg); 0,89 mL equivalentes à 250 mg de fluralaner (gatos >2,8 – 6,25 Kg) ou 1,79 mL equivalentes à 500 mg de fluralaner (gatos >6,25 – 12,5 Kg).

Licenciado pelo MAPA desde 26/10/2018
Registrado sob o n° SP 000036-1.000009.
RESPONSÁVEL TÉCNICO
Dr. Leonardo B. R. Costa – CRMV-SP 15.790

PROPRIETÁRIO
Intervet International B.V.
Boxmeer – Holanda
FABRICANTE
Patheon Manufacturing Services LLC.
Carolina do Norte – EUA
IMPORTADOR, DISTRIBUIDOR E REPRESENTANTE EXCLUSIVO NO BRASIL
Merck Sharp & Dohme Saúde Animal Ltda.
Rua Cel. Bento Soares – 530
12730-340 – Cruzeiro – SP
CNPJ. 07.954.091/0002-24
PRODUTO IMPORTADO

*Bula fornecida pela MSD Saúde Animal

Scroll Up