Skip to content

Como o Bravecto Gatos funciona?

Gato com pulgas se coçando: bravecto gatos

As infestações por pulgas estão entre os principais problemas que acometem os felinos, mas com o Bravecto Gatos, ficou mais fácil combater este problema.

Medicamento antipulgas bastante conhecido no mercado por sua versão oral e destinada aos cães, a MSD Saúde Animal lançou também uma versão tópica do Bravecto que – para a alegria dos tutores de bichanos – também pode ser utilizado em gatos.

Quer saber mais sobre este produto? Leia este artigo e descubra como o Bravecto para gatos funciona!

O que é o Antipulgas Bravecto para Gatos?

Gato com as caixinhas do Antipulgas Bravecto Transdermal

O Antipulgas Bravecto Transdermal Gatos é um medicamento de uso tópico, indicado para o tratamento de infestações de pulgas em gatos.

Ele é um inseticida e acaricida de longa duração que oferece proteção de até 12 semanas contra o tipo mais comum de pulgas que acometem os gatos, a Ctenocephalides felis.

O Bravecto para gatos está disponível em pipeta, em 3 versões, de acordo com a faixa de peso do felino. A aplicação do medicamento é simples, diretamente sobre a pele do animal.

Como o Bravecto Gatos funciona?

Gato deitado

O Antipulgas Bravecto Transdermal Gatos possui um princípio ativo chamado Fluralaner, uma substância com alta efetividade contra pulgas.

Ele atua como um potente inibidor do sistema nervoso das pulgas, agindo mais especificamente sobre os canais iônicos cloreto dependentes (receptor GABA e receptor de glutamato).

Após ser aplicado, o Fluralaner é absorvido pela pele, pelos e tecidos subjacentes, sendo lentamente distribuído por todo o sistema vascular do gato.

As pulgas devem picar o felino para serem expostas ao Fluralaner e após a exposição, elas são eliminadas em até 12 horas. O ciclo da pulga é quebrado graças ao rápido início de ação, a eficácia duradoura contra as pulgas adultas no animal e o impedimento da produção de ovos viáveis.

Assim, o produto controla de forma eficiente as pulgas nos ambientes onde o seu gato acessa e pode ser utilizado de forma complementar em tratamentos de DAPPDermatite Alérgica à Picada de Pulga.

Vale lembrar que o Bravecto para gatos pode diminuir o risco de transmissão de doenças causadas pelas pulgas, mas não o exclui completamente. A redução ocorre pelo rápido início da ação inseticida, no entanto, a pulga precisa picar o gato para entrar em contato com o princípio ativo e ser eliminada. Por isso, a ameaça de transmissão não pode ser totalmente excluída.

O Antipulgas Bravecto para Gatos garante proteção duradoura contra pulgas por até 12 semanas graças a alta ligação com proteínas plasmáticas e tecidos, o que confere uma eliminação mais lenta, proporcionando concentrações eficazes de Fluralaner por toda a duração do intervalo entre administrações.

A principal via de eliminação do Fluralaner é a excreção de fezes, sendo a depuração renal a menor via de eliminação.

O Bravecto Gatos é realmente seguro?

gatos deitados

O Antipulgas Bravecto Transdermal Gatos é um produto seguro para o controle de pulgas em gatos.

A segurança do produto foi comprovada em testes realizados com filhotes de 11 a 13 semanas de idade e pesando de 1,2 a 1,5 Kg, onde o medicamento demonstrou ser seguro em overdoses de até 5 vezes a dose máxima recomendada por 3 tratamentos com intervalos menores (8 semanas) do que o recomendado (12 semanas).

A ingestão oral do produto na dose máxima recomendada também foi testada e bem tolerada nos gatos, exceto por reações como salivação autolimitante, tosse e vômito logo após a administração.

Em estudos clínicos, alguns efeitos colaterais foram observados em casos raríssimos:

  • 2,2% dos gatos apresentaram reações cutâneas leves e transitórias no local de aplicação do produto;
  • 0,9% dos gatos apresentaram apatia, tremores e anorexia;
  • 0,4% dos gatos tiveram hipersalivação e vômitos após o uso do medicamento.

O Bravecto para Gatos possui contraindicações?

É importante lembrar que, como todo medicamento, o Bravecto Gatos também possui contraindicações.

O produto não deve ser utilizado em animais que possuem hipersensibilidade conhecida aos componentes da fórmula. Além disso, ele não deve ser aplicado em animais nas condições abaixo, pois estas não tiveram sua segurança testada.

Lista de contraindicações do Bravecto

Por fim, é importante lembrar que para que o medicamento tenha a sua máxima efetividade é necessário que ele seja aplicado corretamente e na dose correspondente ao peso do seu bichano. E nenhum medicamento deve ser aplicado no seu gato sem a recomendação e a orientação de um médico veterinário.

Agora que você já entende como este medicamento funciona, pode comprar o Bravecto Gatos e manter o seu bichano longe das pulgas!

Mais informações vide Bula Bravecto Transdermal.

*Este site tem caráter informativo e não possui nenhuma ligação com a MSD Saúde Animal.

Scroll Up