Skip to content

Como usar o Antipulgas Bravecto para Gatos? Tire todas as suas dúvidas!

abril 1, 2019
Gato deitado: Antipulgas Bravecto para Gatos

O Bravecto é um dos antipulgas orais mais conhecidos e vendidos do mercado pet e recentemente inovou ao lançar a versão tópica do medicamento, que também pode ser utilizado em gatos.

Como toda novidade, muitos tutores ainda têm dúvidas sobre como usar o Antipulgas Bravecto Transdermal para Gatos. Qual concentração comprar? Como devo aplicar? Quais cuidados preciso ter na aplicação?

Se você tem essas e outras dúvidas, leia este artigo e aprenda a usar o Bravecto Gatos de forma correta e segura. Confira!

Como usar o Antipulgas Bravecto para gatos?

O Antipulgas Bravecto Transdermal Gatos é um medicamento de uso tópico, ou seja, que deve ser aplicado diretamente sobre a pele do animal.

Sua apresentação é em pipeta e está disponível em 3 versões com concentrações diferentes do seu princípio ativo, o Fluralaner. Cada uma corresponde a uma faixa de peso corporal do felino. São 3 produtos:

Tabela com as dosagens do Antipulgas Bravecto Transdermal

Para uma administração segura, a versão do medicamento deve ser escolhida de acordo com o peso do seu gato. Portanto, sempre pese o seu bichano antes de comprar o Antipulgas Bravecto para Gatos.

Caso o peso corporal do seu gato seja superior a 12,5 kg, você deve combinar duas pipetas até chegar no peso do animal.

Vamos a um exemplo: se o seu gato pesa aproximadamente 15 kg, você deve fazer a seguinte combinação de pipetas:

Tabela de combinação de pipetas

Como aplicar o Bravecto Transdermal no meu gato?

O modo de aplicação do Antipulgas Bravecto Transdermal para Gatos é bem simples. Siga estes passos:

  1. Abra o sachê e retire a pipeta. Para abri-la, segure-a pela base ou pela parte superior rígida abaixo do aplicador, em posição vertical, com a ponta para cima e dê uma volta completa na tampa (pode ser no sentido horário ou anti-horário). Quando o selo for quebrado, a pipeta já estará pronta para a aplicação. OBS: A tampa fica presa na pipeta e não é possível removê-la.
  2. Pegue o seu gato e mantenha-o de pé ou deitado com as costas na posição horizontal para a aplicação. Posicione a ponta da pipeta verticalmente contra a região da base do crânio do gato;
  3. Aperte a pipeta suavemente, aplicando todo o conteúdo diretamente na pele do gato. Pronto, seu gato está protegido contra pulgas por até 12 semanas!

Atenção para um detalhe importante sobre a aplicação. Para gatos com até 6,25 kg, todo o conteúdo da pipeta deve ser aplicado em um único ponto, na região da base do crânio do gato. Já para animais com peso superior, o medicamento deve ser aplicado em dois pontos, um na base do crânio e outro na base da cauda.

Veja abaixo o vídeo explicativo da MSD Saúde Animal.

Precauções e cuidados na aplicação do Antipulgas Bravecto para Gatos

Todo medicamento exige cuidados na aplicação e com o Bravecto Gatos não é diferente.

O produto não deve ser aplicado se a pele do seu gato estiver lesionada e deve-se evitar o contato do medicamento com os olhos do animal.

Que administra o produto no gato também deve tomar algumas precauções durante e após a aplicação:

  • Não comer, beber ou fumar enquanto manuseia o produto;
  • Lavar as mãos com água e sabão após a manipulação do medicamento;
  • Não ter contato, em especial na pele e olhos, diretamente com o produto;
  • Evitar contato direto com o gato enquanto a região onde o medicamento foi aplicado não estiver seco.

Veja outros cuidados que você deve ter com o produto:

  • Mantenha o medicamento em sua embalagem original até o momento de utilização;
  • O produto é altamente inflamável, portanto, mantenha-o longe do calor, chamas e faíscas;
  • Após o produto ser utilizado, a pipeta deve ser descartada imediatamente, de forma adequada e de acordo com as normais locais vigentes.

Em caso de contato com olhos, lave imediatamente com bastante água corrente. Já em caso de ingestão acidental, busque um médico imediatamente e apresente a bula do medicamento.

Por fim, vale ressaltar que o uso de qualquer medicamento deve ser indicado e orientado por um médico veterinário. Apesar do Antipulgas Bravecto para Gatos ser um produto seguro, não é recomendado automedicar o seu bichano. Consulte um veterinário.

Quer saber mais? Veja nosso artigo sobre o assunto e entenda como o Bravecto Gatos funciona!

*Este site tem caráter informativo e não possui nenhuma ligação com a MSD Saúde Animal.

Scroll Up